30.7.09

Filipeta no forno


Em fase de gestação, a filipeta do mês de estreia do compulcine foi concebida pela genial Fabíola Gerbase, nossa colega de trabalho e talento perdido pelo design para o jornalismo. Olha só a frente, que luxo. Em breve, o blog ganha essa cara também. Vai admirando.

24.7.09

Notícias da estreia

Como já estamos chegando mais perto da data de estreia e algumas dúvidas surgiram nos comentários, vamos aos esclarecimentos e às novidades!

No primeiro dia, como vocês já sabem, vamos exibir "A noite", de Michelangelo Antonioni, primeiro filme do ciclo "festas", que terá ainda na programação "Um convidado bem trapalhão", de Blake Edwards, "Festim diabólico", de Alfred Hitchcock, e "O anjo exterminador", de Luis Buñuel.

O cineclube será gratuito, todas as terças-feiras. Quem quiser ficar para a festa de lançamento (sim, é aberta a todos, e quanto mais gente melhor!) vai pagar a módica quantia de R$10. E eu recomendo que fique sim, porque teremos a participação, como DJs convidados, dos meninos bacanas das festas Yellow Submarine e Benflogin (Junior Du'Jorge e Cícero Lins).

O filme começa às 20h e a festa vem logo em seguida (por volta das 23h). A Editora Multifoco fica na Av. Mem de Sá 126, na Lapa. É perto da esquina com a Rua Gomes Freire.


19.7.09

D.R de madrugada

Apesar de fazer parte da consagrada trilogia da incomunicabilidade, dirigida pelo italiano Michelangelo Antonioni, muito é dito (e insinuado) em "A noite", filme de abertura do Compulcine, que estreia no dia 4 de agosto. O casal em crise formado por Giovanni (Marcello Mastroianni) e Lidia (Jeanne Moreau) não só discute a relação, como também reflete sobre o tédio e a solidão de suas vidas em meio a uma festa da alta sociedade de Milão. Mas não espere uma solução: o diretor se limita apenas a registrar o que acontece quando um homem e uma mulher percebem que algo vai mal no casamento, mas não apresenta nenhuma saída para o impasse. Será possível vencer o cordão de isolamento imposto pelo silêncio e a rotina? Apareça e tire suas próprias conclusões...

5.7.09

Pra começar...

Tem novidade na Lapa: o compulcine é o novo cineclube da cidade, que estreia na Editora Multifoco no dia 4 de agosto querendo se soltar de amarras, rótulos e algemas. A única regra é: só passamos filmes bons!


Para não virar um samba do crioulo doido, os filmes estarão divididos em ciclos temáticos. Um tema, um mês, quatro filmes. No final de cada ciclo, rola uma festinha. Mas como o negócio não tem regra mesmo, no primeiro mês a festa é antes, no primeiro dia, para celebrar o lançamento. Os DJs ainda estão sendo negociados, mas seguem o conceito dos filmes: vai ser só música boa!


E se o início é com festa, o ciclo acompanha a empolgação: no mês de agosto, só filmes que se passam em festas. Lembrou de algum? A estreia, no dia 4, é com um clássico do cineasta italiano Michelangelo Antonioni. "A noite" é parte da famosa trilogia da incomunicabilidade (junto a "A aventura" e "O eclipse) do diretor e aborda a desgastada relação do casal Marcello Mastroianni e Jeanne Moreau. Uma estonteante Monica Vitti participa como coadjuvante de luxo da história.


Anota na agenda: dia 4 de agosto, a partir das 20h, na Editora Multifoco. A festa começa às 23h. Acompanhe as novidades seguindo a gente pelo twitter (@compulcine).