27.10.09

Cada chá tem um gosto

O diretor japonês Katsuhito Ishii e seu belo filme "O gosto do chá" fecham nesta terça-feira o ciclo de filmes exibidos por aqui durante o Festival do Rio e que nunca chegaram ao circuito. O diretor, que é mais conhecido pela direção da sequência de animação do filme "Kill Bill", de Quentin Tarantino, retrata em "O gosto do chá" o cotidiano de uma família numa zona rural no Japão. De forma delicada, lúdica e muitas vezes surreal, o diretor mostra, mais do que a vida em família, o universo vivido intimamente por cada um de seus membros, sejam eles a menina que precisa superar um obstáculo, o adolescente que vive sua primeira paixão ou o avô excêntrico.

Uma bela forma de conhecer um pouco mais do diretor e do filme é ler a crítica publicada pela revista Contracampo, neste link.

É nesta terça-feira, dia 27, a partir das 20h30, na Editora Multifoco. Na Avenida Mem de Sá 126, na Lapa. Entrada franca! Informações: 2222-3430.

* * *

Ah, e quem vai ao compulcine ganha brinde! Nesta terça-feira, quem comparecer à sessão ganha um par de ingressos para assistir "Velhas guardas - os encontros". O documentário de Joatan Berbel mostra os rituais dos encontros das velhas guardas das escolas de samba do Rio e estreia no dia 30, no Cine Glória.

* * *

Só mais uma: o compulcine elaborou um podcast afetivo, íntimo e pessoal só com músicas de trilhas sonoras de filmes, especialmente para os amigos do baile Curinga. É o "Soundtrack Feelings"! Vai lá ouvir!

18.10.09

Sob controle: a filha do mestre em ação

Estilização da violência, belo uso de saturações e cores, trilha sonora certeira, leve clima surreal... não, não estamos falando do mestre supremo David Lynch, mas de sua cria. É Jennifer Lynch voltando a dirigir um longa-metragem 15 anos depois de sua estréia com "Encaixotando Helena". Em "Sob controle", exibido ano passado no Festival do Rio e atração da próxima terça-feira no compulcine, ela narra a história de um casal de agentes do FBI - vividos por Julia Ormond e Bill Pullman - que chega a uma cidade do interior para investigar uma chacina.

A principal força do longa está na narrativa. A história vai sendo contada através dos depoimentos contraditórios de testemunhas e, principalmente, do que elas não falam. A tensão e os sustos obrigatórios aos filmes do gênero estão lá, mas a diretora consegue ir além ao amarrar as histórias, interligar todos os personagens e deixar o espectador no escuro, já que vamos descobrindo os pormenores da história junto com os detetives. A premissa pouco original acaba por revelar um filme esperto, irônico, com altas doses de humor negro. Jennifer aprendeu diretinho em casa.

É na próxima terça-feira, dia 20, às 20h30. Na Editora Multifoco, na Av. Mem de Sá 126, Lapa. Entrada franca!

10.10.09

Tempos que não voltam mais

O nome já dá uma pista: "Nosso amor do passado" (Conversations with other woman, 2005) é um filme sobre reencontro. Numa festa de casamento, o irmão da noiva (interpretado por Aaron Eckhart) e a dama de honra (Helena Bonhan Carter) falam sobre suas próprias vidas e relembram o casal que já foram um dia. Além dos diálogos afiados, um dos grandes trunfos do longa, exibido por aqui no Festival do Rio de 2006, é o recurso de tela dividida, em que o espectador acompanha, lado a lado, o que aconteceu no passado e o que está por vir no presente.
Poderia ser mais uma comédia romântica se o tal amor do título já não tivesse acabado. No filme de Hans Canosa, o espectador é convidado a reconstruir, junto com os dois, as lembranças de uma relação que fracassou. O que não impede que um certo lamento se instale no ar, afinal, ambos não parecem muito felizes com seus atuais respectivos: ele namora uma bailarina mais jovem, enquanto ela é casada com um médico que vive em Londres e madrasta de três enteadas. Mas o que fazer quando o tempo e as escolhas parecem nos dizer que já é tarde demais?

A exibição acontece nesta terça, dia 13, na Editora Multifoco, que fica na Avenida Mem de Sá 126, na Lapa. É grátis!

2.10.09

O Festival do Rio continua - pelo menos em espírito - em outubro!

O Festival do Rio já está quase no fim, mas quem quer continuar no clima do evento que é o queridinho dos cinéfilos cariocas não pode perder a programação do compulcine neste mês de outubro. O ciclo "Festival do Rio" vai exibir quatro filmes que foram sucesso na mostra nos últimos anos mas nunca entraram no circuito comercial. Enquanto isso, voltamos a ocupar o espaço da Editora Multifoco, renovada depois das obras que rolaram em setembro.

A programação começa na próxima terça, dia 6 de outubro, com "O jogador de cartas", do mestre do terror italiano Dario Argento. O filme narra a perseguição da polícia de Roma a um serial killer que desafia a polícia para um pôquer virtual: se ele perder, a vítima é libertada; se ganhar, transmite o vídeo do assassinato pela internet.

Nas semanas seguintes, teremos ainda os filmes "Nosso amor do passado", de Hans Canosa, "Sob Controle", de Jennifer Lynch e "O gosto do chá", de Katsuhito Ishii. E voltamos também a promover a nossa festa de encerramento, com DJs convidados! Mais detalhes em breve!

A Editora Multifoco fica na Avenida Mem de Sá 126, na Lapa. A partir das 20h30, com entrada franca! Informações: 2222-3430.


Confira a programação completa

06/10 - "O jogador de cartas", Dario Argento

13/10 - "Nosso amor do passado", Hans Canosa

20/10 - "Sob controle", Jennifer Lynch

27/10 - "O gosto do chá", Katsuhito Ishii