Histórias lineares não são o forte do roteirista Charlie Kaufman. Em "Adaptação", que escolhemos para abrir o ciclo "Cinema e literatura", ele leva ao último grau seu gosto por misturar histórias paralelas e conflitos entre ficção e realidade. Mas, assim como no anterior "Quero ser John Malkovich", a parceria entre Kauffman e o diretor Spike Jonze rende um filme divertido, inteligente e, acima de tudo, engenhoso.
Nicolas Cage vive Charlie Kaufman(!), um roteirista de cabelos cacheados e aparência meio doida (familiar, não?) que precisa adaptar, para o cinema, o livro "O ladrão de orquídeas". Enquanto tenta realizar a tarefa - praticamente impossível - ele precisa lidar com sua própria personalidade, um tanto depressiva, e a presença de seu irmão gêmeo, também aspirante a roteirista, mas, digamos, um pouco menos talentoso.
O detalhe: toda a história é semi-biográfica, já que Charlie Kaufman (o verdadeiro) de fato tentava adaptar "O ladrão de orquídeas" quando teve um bloqueio criativo e decidiu transformar tudo em filme. O personagem de Donald é fictício, mas também assina o roteiro de "Adaptação" e foi indicado ao Oscar junto com o "irmão".
Difícil de entender? Então apareça dia 1º de setembro, terça-feira, no compulcine para conferir este sensacional trabalho da dupla Kaufman-Jonze, a partir das 20h30. Estreando no Espaço Cinema Nosso, na Rua do Rezende 80, na Lapa, pertinho da Av. Mem de Sá. Quem não sabe direito onde é pode conferir um mapinha aqui. Entrada Franca!