28.8.09

Charlie Kaufman em dobro

Histórias lineares não são o forte do roteirista Charlie Kaufman. Em "Adaptação", que escolhemos para abrir o ciclo "Cinema e literatura", ele leva ao último grau seu gosto por misturar histórias paralelas e conflitos entre ficção e realidade. Mas, assim como no anterior "Quero ser John Malkovich", a parceria entre Kauffman e o diretor Spike Jonze rende um filme divertido, inteligente e, acima de tudo, engenhoso.

Nicolas Cage vive Charlie Kaufman(!), um roteirista de cabelos cacheados e aparência meio doida (familiar, não?) que precisa adaptar, para o cinema, o livro "O ladrão de orquídeas". Enquanto tenta realizar a tarefa - praticamente impossível - ele precisa lidar com sua própria personalidade, um tanto depressiva, e a presença de seu irmão gêmeo, também aspirante a roteirista, mas, digamos, um pouco menos talentoso.

O detalhe: toda a história é semi-biográfica, já que Charlie Kaufman (o verdadeiro) de fato tentava adaptar "O ladrão de orquídeas" quando teve um bloqueio criativo e decidiu transformar tudo em filme. O personagem de Donald é fictício, mas também assina o roteiro de "Adaptação" e foi indicado ao Oscar junto com o "irmão".

Difícil de entender? Então apareça dia 1º de setembro, terça-feira, no compulcine para conferir este sensacional trabalho da dupla Kaufman-Jonze, a partir das 20h30. Estreando no Espaço Cinema Nosso, na Rua do Rezende 80, na Lapa, pertinho da Av. Mem de Sá. Quem não sabe direito onde é pode conferir um mapinha aqui. Entrada Franca!

26.8.09

Ah, os problemas técnicos.... e resultado da votação!

Semana de emoções fortes para o compulcine! Na sessão de ontem, infelizmente tivemos problemas técnicos irremediáveis que impossibilitaram a exibição de "O anjo exterminador", de Luis Buñuel. Os espectadores presentes foram especialmente bacanas (muito obrigada a todos, mais uma vez!) e concordaram em assistir outro filme que tínhamos em mãos: "Quando Paris alucina", clássico com Audrey Hepburn e William Holden, que estávamos programando para o próximo mês! No fim das contas, o ciclo "Cinema e literatura" começou mais cedo e essas mudanças repentinas acabaram atrasando a divulgação da programação de setembro. Mas tenham fé! Prometemos liberar todas as informações amanhã. E prometemos também incluir "O anjo exterminador" em algum ciclo futuro, porque não dá para deixar de passar esse filmaço.

O filme de semana que vem, no entanto, já está definido. Nossa votação foi apertada mas, no fim das contas, "Adaptação", de Spike Jonze, abriu vários pontos de frente, levou nove votos e vai abrir o ciclo "Cinema e literatura" na próxima terça, dia 1º de setembro. Em segundo lugar ficou "O livro de cabeceira", com cinco votos; em terceiro, "Louca Obsessão", com quatro; e, no fim, "Janela secreta", que levou dois votos.

Enquanto aguardam (ansiosos, eu sei) a programação, vocês podem aproveitar para conhecer um pouquinho do Espaço Cinema Nosso, que vai abrigar as sessões do compulcine no mês de setembro. Projeção digital, 60 lugares em confortáveis poltronas, lugar para cadeirantes... é negócio de alto nível, pode ir lá conferir. Fica ali pertinho, na Rua do Rezende 80, quase na esquina com a Mem de Sá.

Mais novidades em breve!

24.8.09

Setembro literário e interativo!


Em seu segundo mês de vida, o compulcine chega cheio de novidades em setembro, a partir da semana que vem. Para começar, mudamos de lugar: com as obras da Editora Multifoco, transferimos nossos trapinhos para o Espaço Cinema Nosso, ali pertinho, também na Lapa. É um luxo só: sala de cinema bacana, com projeção digital e poltronas confortáveis.

Para preencher as noites dessas últimas terças-feiras de inverno, fomos buscar a inspiração em outra arte, a literatura, que está em alta esse mês com a Bienal do Livro, de 10 a 20 de setembro. Mas no ciclo "Cinema e literatura" não vamos exibir as melhores adaptações para o cinema de obras literárias. Na programação estão filmes que tratam do universo da escrita e dos livros. É aí que entra a segunda novidade: dessa vez, você poderá escolher o filme que abre o ciclo na próxima terça-feira, dia 1º de setembro. As opções vão abaixo. Você pode votar de várias maneiras: deixando um comentário aqui no blog, postando no Twitter (sem esquecer de colocar o @compulcine na frente da mensagem), pela comunidade do Orkut ou pelo e-mail compulcine@gmail.com. A votação é relâmpago, então, corra! Na quarta-feira divulgamos o resultado e a programação completa, com os outros três filmes que já escolhemos para o ciclo.

Os candidatos:

Adaptação (Adaptation, de Spike Jonze)
Nicolas Cage vive o roteirista Charlie Kaufman (que é, de fato, o roteirista do filme), que precisa adaptar para o cinema o romance "O ladrão de orquídeas", enquanto lida com sua baixa auto-estima, sua frustração sexual e Donald, o irmão gêmeo que vive como um parasita em sua vida e sonha em também se tornar um roteirista.

Janela Secreta (Secret Window, de David Koepp)
Johnny Depp interpreta um escritor que, após o fim de seu casamento, resolve se isolar numa cabana para escrever seu próximo romance. A tranquilidade acaba quando um homem misterioso aparece dizendo que o escritor plagiou uma de suas obras e passa a infernizá-lo. Inspirado na obra de Stephen King.

O livro de cabeceira (The pillow book, Peter Greenaway)
O filme conta a história de Nagiko (Vivian Wu), uma mulher apaixonada pela caligrafia oriental, que obtém prazer escrevendo sobre os corpos dos seus amantes. Filha de um calígrafo e escritor japonês de Kyoto, Nagiko aprendeu a amar a caligrafia com o pai, que festejava os aniversários da filha escrevendo versos em seu rosto e em suas costas.

Louca Obsessão (Misery, de Rob Reiner)
Também baseado na obra de Stephen King, o filme conta a história de um escritor (James Caan) que, após sofrer um acidente numa região isolada, é salvo por uma ex-enfermeira que é grande fã de seus livros. Mas ela se revela uma psicopata e passa a torturá-lo na intenção de fazê-lo mudar o final de seu livro mais recente.

21.8.09

Surrealismo invade o cineclube

Luis Buñuel costumava dizer que a moral burguesa é uma imoralidade. Talvez por isso o cineasta não costumava medir recursos para criticá-la em seus filmes, sendo "O Anjo Exterminador" (El Ángel Exterminador, 1962) um dos mais contundentes. O longa, último da fase mexicana do diretor, que viveu um tempo no país, foi o escolhido para encerrar o ciclo "Festa" do compulcine, que acontece na Editora Multifoco, na Lapa, a partir de 20h30.

Quem aparecer por lá no dia 25 vai entrar no universo surreal proposto por Buñuel: um grupo de ricaços é convidado para jantar numa suntuosa mansão após uma noite de ópera e, misteriosamente, não consegue mais deixar o local. Por alguma razão inexplicável, as pessoas não conseguem passar pela porta. A medida que o tempo vai passando, as convenções sociais cedem lugar para o instinto de sobrevivência, com generosas doses de egoísmo e violência.

Vale lembrar que, durante o filme, rola uma promoção de pipoca + refrigerante por R$ 7! A Editora Multifoco fica na Av. Mem de Sá 126, Lapa. A entrada é franca.

14.8.09

Terça-feira é dia de Hitchcock

No último dia 13 de agosto, o mestre do suspense Alfred Hitchcock, se vivo, comemoraria 110 anos de idade. Não precisou de tanta longevidade para produzir uma série de clássicos que entraram para a história do cinema. O compulcine aproveita a data (ok, admitimos: foi pura sorte, não sabíamos disso na hora de programar. mas veio a calhar, né?) para exibir, nesta terça, dia 18 de agosto, "Festim diabólico", mais uma das geniais obras do inglês, e que trouxe uma série de inovações ao seu cinema.

Para começar, é o primeiro filme em cores de Hitchcock. Mas o que impressiona mesmo no longa - além de, é claro, a conhecida capacidade do diretor de instaurar o clima de tensão e suspense crescente na tela - é como ele foi filmado e editado. Os 81 minutos do filme são divididos em cenas de, em média, 10 minutos. O filme tem apenas 8 cortes, feitos de modo quase imperceptível, para que o longa pareça um único plano-sequência. Ainda não havia, à época, tecnologia para filmar mais de 10 minutos ininterruptamente. O resultado é impressionante. Corrijam-me se estiver errada, mas não lembro de ter havido nada parecido com isso até 2002, 54 anos depois, quando o diretor russo Alexandr Sukurov filmou "Arca russa", um longa de 96 minutos gravado em apenas um take. Segundo essa matéria da revista Época, os atores ensaiaram durante oito meses e o filme teve 2 mil figurantes.

Quem quiser conferir a obra-prima, basta aparecer nesta terça-feira no compulcine! É grátis! Às 20h30, na Editora Multifoco, na Av. Mem de Sá 126, Lapa. Durante o filme, rola uma promoção de pipoca + refrigerante a $7! Acompanhe a gente pelo twitter (@compulcine) e também na nossa comunidade no Orkut! Em breve, lançaremos lá uma enquete sobre o próximo ciclo!

8.8.09

Noite de estreia

Diante da correria dos últimos dias, nem deu para registrar aqui como foi a estreia do compulcine na terça passada, dia 4. Mas vamos lá:

O pessoal começou a chegar as 20h e logo se acomodou no segundo andar, onde o filme seria exibido. Teve gente que chegou ainda mais cedo, para garantir lugar. E houve também quem acabou sentando no chão. Falando nisso, já estamos com algumas ideias para aumentar a capacidade: na próxima terça, dia 11, quando exibiremos "Um convidado bem trapalhão", do Blake Edwards, pretendemos aproveitar o palco, que estará vazio (sem os equipamentos dos DJs) para criar novos lugares. E também devemos levar almofadas para garantir um conforto maior a quem quiser se ajeitar pelo chão. Afinal, o mais importante é não perder o filme!

E falando em filme, "A noite" começou pontualmente as 20h30 e, em seguida, tivemos uma festa de lançamento com os DJs da Yellow Submarine e da Benflogin, que tocaram rock e MPB. Também tiramos fotos que depois vamos disponibilizar aqui.

A gente gostou... Resta saber o que vocês acharam. A opinião de todos é muito importante para que o evento dê certo e possa melhorar cada vez mais. Então comentem... E até a próxima terça!

3.8.09

Tá chegando!

Nesta terça-feira, finalmente, rola a estreia do compulcine! A partir das 20h, vamos exibir "A noite", de Michelangelo Antonioni, e depois, a partir de umas 22h30m, rola a festa de lançamento, com a participação dos DJs Junior du' Jorge e Cícero Lins.

Para quem quer assistir ao filme, minha recomendação é que chegue cedo, já que são apenas 40 lugares! A exibição é gratuita (quem não quiser/puder ficar e for embora antes do início da festa, às 23h, não paga nada). Depois do filme, cadeiras saem e o espaço vira uma pista de dança, com mais espaço para acomodar todo mundo! A festa custa a módica quantia de R$ 10, que vão te dar o direito de bailar ao som do nosso setlist, que inclui rock, pop e música boa em geral.

Qualquer dúvida, escrevam pra gente: compulcine@gmail.com