14.8.09

Terça-feira é dia de Hitchcock

No último dia 13 de agosto, o mestre do suspense Alfred Hitchcock, se vivo, comemoraria 110 anos de idade. Não precisou de tanta longevidade para produzir uma série de clássicos que entraram para a história do cinema. O compulcine aproveita a data (ok, admitimos: foi pura sorte, não sabíamos disso na hora de programar. mas veio a calhar, né?) para exibir, nesta terça, dia 18 de agosto, "Festim diabólico", mais uma das geniais obras do inglês, e que trouxe uma série de inovações ao seu cinema.

Para começar, é o primeiro filme em cores de Hitchcock. Mas o que impressiona mesmo no longa - além de, é claro, a conhecida capacidade do diretor de instaurar o clima de tensão e suspense crescente na tela - é como ele foi filmado e editado. Os 81 minutos do filme são divididos em cenas de, em média, 10 minutos. O filme tem apenas 8 cortes, feitos de modo quase imperceptível, para que o longa pareça um único plano-sequência. Ainda não havia, à época, tecnologia para filmar mais de 10 minutos ininterruptamente. O resultado é impressionante. Corrijam-me se estiver errada, mas não lembro de ter havido nada parecido com isso até 2002, 54 anos depois, quando o diretor russo Alexandr Sukurov filmou "Arca russa", um longa de 96 minutos gravado em apenas um take. Segundo essa matéria da revista Época, os atores ensaiaram durante oito meses e o filme teve 2 mil figurantes.

Quem quiser conferir a obra-prima, basta aparecer nesta terça-feira no compulcine! É grátis! Às 20h30, na Editora Multifoco, na Av. Mem de Sá 126, Lapa. Durante o filme, rola uma promoção de pipoca + refrigerante a $7! Acompanhe a gente pelo twitter (@compulcine) e também na nossa comunidade no Orkut! Em breve, lançaremos lá uma enquete sobre o próximo ciclo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário