24.8.09

Setembro literário e interativo!


Em seu segundo mês de vida, o compulcine chega cheio de novidades em setembro, a partir da semana que vem. Para começar, mudamos de lugar: com as obras da Editora Multifoco, transferimos nossos trapinhos para o Espaço Cinema Nosso, ali pertinho, também na Lapa. É um luxo só: sala de cinema bacana, com projeção digital e poltronas confortáveis.

Para preencher as noites dessas últimas terças-feiras de inverno, fomos buscar a inspiração em outra arte, a literatura, que está em alta esse mês com a Bienal do Livro, de 10 a 20 de setembro. Mas no ciclo "Cinema e literatura" não vamos exibir as melhores adaptações para o cinema de obras literárias. Na programação estão filmes que tratam do universo da escrita e dos livros. É aí que entra a segunda novidade: dessa vez, você poderá escolher o filme que abre o ciclo na próxima terça-feira, dia 1º de setembro. As opções vão abaixo. Você pode votar de várias maneiras: deixando um comentário aqui no blog, postando no Twitter (sem esquecer de colocar o @compulcine na frente da mensagem), pela comunidade do Orkut ou pelo e-mail compulcine@gmail.com. A votação é relâmpago, então, corra! Na quarta-feira divulgamos o resultado e a programação completa, com os outros três filmes que já escolhemos para o ciclo.

Os candidatos:

Adaptação (Adaptation, de Spike Jonze)
Nicolas Cage vive o roteirista Charlie Kaufman (que é, de fato, o roteirista do filme), que precisa adaptar para o cinema o romance "O ladrão de orquídeas", enquanto lida com sua baixa auto-estima, sua frustração sexual e Donald, o irmão gêmeo que vive como um parasita em sua vida e sonha em também se tornar um roteirista.

Janela Secreta (Secret Window, de David Koepp)
Johnny Depp interpreta um escritor que, após o fim de seu casamento, resolve se isolar numa cabana para escrever seu próximo romance. A tranquilidade acaba quando um homem misterioso aparece dizendo que o escritor plagiou uma de suas obras e passa a infernizá-lo. Inspirado na obra de Stephen King.

O livro de cabeceira (The pillow book, Peter Greenaway)
O filme conta a história de Nagiko (Vivian Wu), uma mulher apaixonada pela caligrafia oriental, que obtém prazer escrevendo sobre os corpos dos seus amantes. Filha de um calígrafo e escritor japonês de Kyoto, Nagiko aprendeu a amar a caligrafia com o pai, que festejava os aniversários da filha escrevendo versos em seu rosto e em suas costas.

Louca Obsessão (Misery, de Rob Reiner)
Também baseado na obra de Stephen King, o filme conta a história de um escritor (James Caan) que, após sofrer um acidente numa região isolada, é salvo por uma ex-enfermeira que é grande fã de seus livros. Mas ela se revela uma psicopata e passa a torturá-lo na intenção de fazê-lo mudar o final de seu livro mais recente.

10 comentários:

  1. Oba! Sou a primeira!
    Voto em Louca Obsessão!

    ResponderExcluir
  2. Vou imitar Júlia Motta e votar em Louca Obsessão também!

    ResponderExcluir
  3. Guilherme24/8/09 18:08

    Adaptação!

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas, parabéns pela iniciativa. Quando crescer quero ser igual a vocês (!!!). Vou votar em três, não era para ser assim? Adaptação, janela secreta e louca obssessão. Basicamente estou excluindo o livro de cabeceira pq esse dá sono. Hhahaha

    ResponderExcluir
  5. Oi Lo, tudo bem? Na verdade é pra votar só em um mesmo! Escolhe um dos três aí! :)
    Obrigada pelos elogios!
    beijo

    ResponderExcluir
  6. "O livro de cabeceira", claro! ;]

    ResponderExcluir
  7. Sabrina Creder25/8/09 18:56

    Janela Secreta!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de ver uma terça terror...

    ResponderExcluir