9.9.09

Um mergulho na piscina de François Ozon

Escritora de romances policiais em crise criativa refugia-se em casa de varaneio afastada para escrever seu próximo romance, mas tem sua tranquilidade abalada com a chegada da filha do dono da casa. A sinopse pode não parecer das mais atraentes, mas o grande trunfo de "Swimming pool - à beira da piscina", de François Ozon, está no seu elenco. A diva francesa Charlotte Rampling e a jovem talentosa Ludivigne Sagnier estão brilhantes em cena e exibem uma química indiscutível nos papéis da escritora séria e reprimida/ adolescente libertária e despudorada cujo conflito é a grande mola propulsora do filme.

O longa, atração do compulcine na próxima terça-feira, veio logo depois de "8 mulheres", um dos mais aplaudidos trabalhos do diretor. A trama tem um quê de drama psicológico e análise da sexualidade feminina com mais uma dose de suspense e um desfecho que, apesar de surpreendente, não deve ser encarado como a grande sacada do filme. Melhor é a bela direção de Ozon no embate constante entre as duas personagens e na maneira como relata o processo criativo da escritora.

Além de todos os motivos "sérios" listados acima, os marmanjos ainda têm mais um motivo para conferir "Swimming pool": a beleza das duas atrizes, que é explorada o tempo inteiro pelo diretor, seja nas cenas de sexo ou nos desfiles de Sagnier seminua à beira da piscina.

Na próxima terça-feira, dia 15 de setembro, no Espaço Cinema Nosso, na Rua do Rezende 80, na Lapa (veja o mapa). O filme começa às 20h30m. E é grátis!

***

Mais uma novidade é que fechamos a programação da última sessão do ciclo "Cinema e literatura". Vamos exibir o longa "Um romance de geração", de David França Mendes. Adaptação do livro homônimo de Sérgio Sant'Anna, o filme conta a história de um escritor em crise criativa e, em meio à ficção, exibe também cenas de Mendes, Sant'Anna e dos atores ensaiando, mostrando a dificuldade de transpor o romance para as telas. Após a exibição, haverá um debate com o diretor.

***

E ainda está rolando a venda de rifas do nosso box internacional de DVDs! Os filmes em jogo são "O sétimo selo", do sueco Ingmar Bergman, "Laranja mecânica", do americano Stanley Kubrick, "Acossado", do francês Jean-Luc Godard, "Era uma vez no Oeste", do italiano Sergio Leone, e "O império dos sentidos", do japonês Nagisa Oshima. Vamos vender os números ainda nas próximas duas sessões, nos dias 15 e 22. Tudo isso pela módica quantia de R$ 3. Quem não puder ir a nenhuma das duas exibições, entra em contato pelo compulcine@gmail.com que a gente dá um jeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário