18.9.09

Uma aula de adaptação

Se você conhece o trabalho do roteirista David França Mendes e ainda gosta dos livros do escritor Sérgio Sant'Anna, tem dois bons motivos para aparecer na próxima sessão do compulcine. Para encerrar o ciclo "Cinema e literatura", vamos exibir o filme "Um romance de geração" (2008), primeiro longa de David como diretor, elaborado a partir do livro homônimo de Sant'Anna.

Nada mais apropriado, já que o filme aproxima a câmera de um escritor em crise. Após publicar um livro aclamado pela crítica, Carlos Santeiro (interpretado por Isaac Bernat) é esquecido pelo público e se entrega à bebida e ao jogo. Mas vê uma chance de recuperar sua notoriedade quando uma jornalista (vivida por três atrizes: Lorena da Silva, Nina Morena e Susana Ribeiro) decide entrevistá-lo.

A sinopse transmite apenas uma ideia do que será visto na tela, já que o filme inova em formato ao mostrar atores, diretor e escritor lado a lado, discutindo os rumos da obra, como se fosse uma peça de teatro. O resultado é quase uma aula sobre adaptação de literatura para cinema, tema que será discutido, após a sessão, pelo próprio David França Mendes, que aceitou o nosso convite para participar de um debate. Eis o terceiro bom motivo para você não perder!

Quem já foi, sabe: a sessão começa pontualmente às 20h30 no Espaço Cinema Nosso, que fica na Rua do Rezende 80, Lapa. A entrada é franca.

Um comentário:

  1. Foi muito boa a sessão e o papo com o David depois. Obrigado a todos Foi um verdadeira aula sobre cinema e literatura. Pena que não ganhei os DVDs... :D

    ResponderExcluir